domingo, 1 de janeiro de 2012

Angorá

Fonte: Aprisco

Raça produtora de pêlos, denominados "mohair", de alto preço no mercado mundial

Raça conhecida desde 2400 a.C., originária de Angorá, na Anatólia, Ásia Menor, uma região de solos pobres e temperatura muito variável. Hoje é criada principalmente na Turquia, União Soviética, União Sul-Africana e Estados Unidos.

No interior do Rio Grande do Sul encontram-se alguns exemplares criados de forma extensiva com alto grau de consangüinidade.

Seu peso é de 30 a 55 kg na fêmea e 50 a 75 kg no macho. Estatura de 50 a 60 cm na fêmea e 60 a 70 cm no macho. Sua cabeça é média, cônica, alongada, fina e angulosa. O perfil é retilíneo ou subcôncavo. As orelhas são bem implantadas, largas e finas, horizontais ou levemente caídas, com o pavilhão voltado para baixo, com 20 cm de comprimento por 5 cm de largura.

Os chifres são cinzentos, achatados, saindo para trás, para cima e para os lados, sempre em espiral e simétricos, sendo menores, mais finos e menos torcidos nas fêmeas, e com até 50 cm de comprimento nos machos. Pescoço curto e levantado.

O corpo é bem proporcionado, amplo, comprido e profundo. Linha dorso-lombar direita em nível e carga. Peito largo, no macho. Cruzes baixas e achatadas. Costelas arqueadas, ancas largas e ventre bem sustido. Cauda ereta, curta e deprimida. Defeitos comuns são corpo estreito e garupa caída. Úbere relativamente pequeno.

Membros curtos, bem agrupados. Dispostos em retângulo, ossatura forte e boletos bem sustidos. Sua pelagem é branca, uniforme e lustrosa, com pêlos finos, brilhantes e sedosos, com 20 a 30 cm de comprimento, cobrindo todo o corpo, com exceção do focinho e chanfro, orelhas e extremidades dos membros, que são recobertos por pelagem curta, mais sedosa, formando mechas longas e onduladas, com até 70 cm de comprimento. Apresenta topete sobre a fronte. A pele é rósea e fina e as mucosas são claras.

A Angorá é uma cabra pequena, de aparência elegante e alerta. A qualidade do "mohair" varia com o ambiente e é pior nos climas temperados e quentes. Com esta lã fabricam-se pelúcias, estofamento de móveis e automóveis. As peles são utilizadas na confecção de vestes quentes e pelegos. A carne é fina e saborosa.

A Angorá tem temperamento manso, não suporta a umidade, e é indicada para planaltos e terras onduladas em clima seco. Não é muito prolífica, mas a taxa de nascimento de 70% pode subir, com cuidado, para 100% a 120%. Os cabritos são delicados e não devem sair para o campo antes da idade de 6 semanas. São muito sensíveis às chuvas frias, mas suportam o frio seco. O leite é apenas suficiente para as crias.

Destinação: Pele

Clima mais adequado: Não é recomendável para climas temperados e quentes. Não suporta a umidade. É indicada para planaltos e terra onduladas em clima seco. São sensíveis às chuvas, suportando, porém o frio seco.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More