domingo, 1 de janeiro de 2012

Bhuj


Fonte: Aprisco

Raça destinada à produção de pele

Raça originária da área de Kutch, em torno do golfo de mesmo nome, região árida da Índia, próxima à fronteira do Paquistão. Esta raça é também conhecida como Kutch. De acordo com a bibliografia, a primeira importação ocorreu por volta de 1970, permanecendo os animais em quarentena na ilha de Fernando de Noronha e daí levados para Pernambuco e outros estados nordestinos. Os animais puros foram dizimados por verminoses, restando apenas os descendentes mestiços, que foram aceitos pela Associação Brasileira do Criadores de Caprinos (ABCC) como raça brasileira, apesar da mestiçagem. A raça passou a ser chamada de Bhuj Brasileira.



São animais com cabeça pequena e bem conformada, com perfil ultraconvexo, aceitando-se também o convexo. Olhos de cor preta ou castanha. Orelhas com implantação baixa e soltas, paralelas a face, com as extremidades voltadas para fora, longas, largas e pendentes, ultrapassando a ponta do focinho, chitadas ou brancas.



Nos machos, os chifres são curtos, fortes, chatos, dirigidos para cima, para trás e quase sempre formando uma leve espiral. São mais delicados nas fêmeas, em arco ou levemente para frente. A pelagem é preta ou castanha escura. Face com manchas brancas, com os pêlos médios nos machos e mais curtos nas fêmeas. A pele é solta e escura e as mucosas, escuras. Pescoço de tamanho médio e grosso nos machos, e comprido e fino nas fêmeas. Admite-se brincos.



O dorso é comprido e largo, sendo sua linha de apresentação reta. Garupa comprida, larga e um pouco inclinada. Corpo alogado e de abdômen amplo. Membros longos, da mesma forma que a moxotó. Esta raça é apresentada no padrão homologado pela ABCC como de múltipla aptidão, mas apresenta baixa produção de leite e de carne, apesar da estatura elevada.

Destinação: Pele

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More