domingo, 1 de janeiro de 2012

Exposição de Caprinos e Ovinos de Carnaíba do Sertão e Região

A EXPO-CSExposição de Caprinos e Ovinos de Carnaíba do Sertão e Região poderá ser considerada a maior vitrine da cadeia produtiva do setor, transformando a comunidade em referência regional ovinocaprinocultura. Empresas e criadores se apresentarão numa área coberta de aproximadamente 100m², mostrando todas as tendências do mercado que mais cresce no Brasil.

A caprinovinocultura é uma das mais antigas atividades do Homem, datada de 5.000 anos antes de Cristo. Povos da Mesopotâmia, dos vales, montanhas e desertos do Crescente Fértil, já criavam ovelhas, bem como chineses e tribos da África. Os rebanhos persistem até hoje, desde minguados grupamentos no Oriente até as mais modernas criações nos desertos da Austrália, dos Estados Unidos e outras regiões do planeta.

No Brasil, a criação encontra-se em plena expansão, embora muita gente imagine que a atividade é nova, por ter sempre ocupado um magro espaço na imprensa. Muitos até pensam que não passa de modismo, representa muito dinheiro. Analisando a ovinocultura do país em várias regiões encontram-se várias situações e tipos de exploração e oportunidades de gerar emprego com a atividade onde existem profissionais que vivem da caprinovinocultura como professores de universidades, técnicos de registro, juízes, zootecnistas, veterinários, empregados rurais, cabanheiros, técnicos agrícolas e comerciantes de caprinos e ovinos Há os fornecedores de equipamentos e insumos diversos, tais como: cercas elétricas, pistolas dosificadoras, rações e minerais formulados nas exigências nutricionais dos ovinos e uma infinidade de produtos voltados para o setor.

É a cadeia formando-se e solidificando-se como atividade pecuária séria. Para muitos, a caprinovinocultura é uma paixão, para outros a melhor forma de investimento na pecuária.
Os criadores costumam dizer que dos caprinos e ovinos só não se aproveita o berro. De fato, as aptidões desses animais para a produção de leite, lã, carne e pele são cada vez mais exploradas.

Texto de: FEINCO

Adaptado por: Samuel Laudilio

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More