Fonte: Aprisco
Raça caprina originária de Portugal
Os caprinos da raça Charmequeira apresentam pelagem vermelho-clara ou mais escura, até o castanho carregado. O pêlo é liso, curto e por vezes brilhante. A cabeça é média de perfil retilíneo a sub-concâvo, de fonte convexa, seguida de pequena depressão, e de chanfro retilíneo. Focinho por vezes fino. Boca regular e lábios finos. Olhos vivos e acastanhados. Orelhas pouco destacadas, direitas e de comprimento médio.
Podem ser mochos ou com chifres grandes, largos, juntos na base, dirigidos para cima e ligeiramente inclinados para trás, divergentes, retorcidos na ponta ou nitidamente espiralados em saca-rolhas, rugosos e de secção triangular. Barba freqüente nos bodes e rara nas fêmeas. Pescoço comprido e estreito, reto, quase sempre com brincos ou campainhas. Os costados são arqueados. Abdômen regularmente desenvolvido, peito estreito e profundo, cauda horizontal por vezes levantada na ponta.
Úbere (peito) globoso, de regular volume, com tetas destacadas, separadas e dirigidas para frente ou para baixo e, neste caso, em dedo de luva. Os membros fortes, curtos, com aprumos regulares e unhas resistentes. Peso entre 55 kg e 60 kg, nos machos, e de 45 a 50 kg nas fêmeas.
Destinação: Carne, Leite
0 comentários:
Postar um comentário