domingo, 1 de janeiro de 2012

Murciana

Fonte: Aprisco

Raça especializada na produção de leite, mas também dá carne e pele

Na raça Murciana, distinguem-se três variedades: a de "Hora", explorada em regime de estabulação, no Vale do Segura; a de "campo de Cartagena", que, em geral, não é estabulada e a "Serrana", com notável aptidão para o corte e que vive em liberdade.

Os animais possuem cabeça de tamanho médio, de aspecto triangular, com frente ampla e sutura fronto-nasal ligeiramente deprimida. Delicada na fêmea, longa, fina descarnada e cônica; forte no macho. Chanfro direito ou ligeiramente côncavo. Perfil retilíneo, ligeiramente subcôncavo, discretamente subcôncavilíneo.

Arcadas orbitárias manifestas. Orelhas de tamanho médio, um pouco comprido, delgado, fino e cônico nas fêmeas, sendo mais curto, musculoso, potente e bem ligado no macho. Corpo harmonioso, pequeno, gracioso e esbelto, um pouco comprido na fêmea, bem musculado no macho. Com tronco bem proporcionado e com tendência a longimorfose. O peito é proeminente, saliente, amplo, musculoso, bem ligado, no macho. Tórax amplo, profundo com costelas cinturadas. Linha dorso-lombar retilínea, elevando-se ligeiramente até a garupa, que embora larga é curta, caída/inclinada.

As cruzes são altas. Espáduas pequenas e oblíquas. Ancas bem separadas. Cauda curta e erétil. Ventre amplo e bem conformado, volumoso na fêmea e bem sustido no macho. Úbere típico, grande, volumoso, simétrico, glanduloso, com ampla base de implantação. As tetas são diferenciadas, de tamanho médio, fortes, curtas e dirigidas para frente e para fora. Veias mamárias tortuosas e grossas. Membros que parecem longos pela fineza e elegância, fortes, musculosos e bem aprumados, com ossatura fina. Cascos pretos e fortes.

Os machos pesam entre 55-80 kg e as fêmeas, entre, 40-60 kg. Pelagem uniforme de coloração negra, ou vermelha escura, de mogno (caoba). No entanto, existem animais malhados de branco e preto. Neste caso, as malhas devem ser bem definidas e não constituir indício de cruzamento de outras raças, como a Maltesa e a Toggenburg.

Os pêlos são curtos, finos, sedosos e brilhantes. Os machos apresentam uma franja de pêlos compridos, cerdosos e eréteis no bordo superior do pescoço e linha dorso-lombar. A pele é fina, flexível/elástica e sem pêlos. É escura, assim como a mucosa.

Esta cabra é tipicamente leiteira. É esbelta e elegante. Sua aparência é provavelmente a mais bela entre as cabras leiteiras. O teor de gordura é de mais ou menos 4,5%. É encontrada em quase todo o Brasil, salvo nas regiões mais úmidas. É uma das raças mais indicadas para melhorar os caprinos nordestinos, pois suporta perfeitamente o clima quente e seco e produz ótimas peles.

Prolífera, costuma ter partos duplos e triplos. Os caprinos engordam com facilidade, dando carne muito apreciada, sem odor hircino pronunciado, tanto que se confunde com a de cordeiros. Pela sua docilidade, tamanho, frugalidade, alta produção e hábitos tranqüilos, é uma das melhores cabras para quintal e para regime de estabulação.

Destinação: Carne, leite, pele, melhoramento genético

Clima mais adequado: Não tolera climas frios. Suporta perfeitamente o clima quente e seco

Região mais adequada: Nordeste brasileiro

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More