domingo, 1 de janeiro de 2012

Marota


Fonte: Aprisco

Também denominada Curaçá, tem como características principais a pelagem toda branca, uniforme

Também denominada Curaçá, esta raça tem como características principais a pelagem toda branca, uniforme. Podem ocorrer pequenas pintas escuras na face interna das orelhas. As orelhas nem sempre são pigmentadas. A pele, mucosa e cascos são claros, com pigmentação na cauda. A cabeça é ligeiramente grande e vigorosa. Os chifres são de coloração amarelo-claro, bem desenvolvidos, divergentes. São voltados levemente para trás e para fora, com as pontas reviradas quase sempre para a frente, grossos na base e afinando para as pontas.

Orelhas pequenas, mas de forma alongada, terminando em ponta arredondada. O pescoço é delgado, proporcionando ao animal um aspecto elegante. A linha de apresentação do dorso é reta, a garupa inclinada. O corpo é ligeiramente alongado. O úbere, embora bem conformado, é pouco desenvolvido; as tetas são claras. Alguns animais possuem pêlos ásperos tipo angorá.

Os animais são de pequeno porte e leves, com os adultos pesando cerca de 36 kg. Os estudos em indivíduos da raça Marota indicam variações de prolificidade de 1,30 a 1,53. Em animais inferiores a um ano de idade, a mortalidade alcança a média de 28,7%. Ao completar o primeiro ano de vida os animais atingem cerca de 16,8 kg. A aptidão maior desta raça é para produção de pele e carne.

Destinação: Carne, Pele

Clima mais adequado: Quente e seco

Região mais adequada: Nordeste brasileiro

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More